contato@portaldoromeiro.com.br

Divulgue Seu Negócio

Solicite Orçamento

En    Es   Fr   De   Ru

Novo Santuário

Novo Santuário

Em 2010, o então reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, anunciou a construção do Novo Santuário para melhor acolher os devotos em Trindade (GO). Em 2011, durante a Romaria, foi realizado o Lançamento da Pedra Fundamental, no terreno da construção. As obras começaram em abril de 2012 e seguem em ritmo intenso de trabalho.

A obra demanda um longo período de execução e acabamento até que seja totalmente concluída. No canteiro de obras tudo é feito com cuidado, carinho e muita dedicação por uma grande equipe de operários e engenheiros, que pensam nos milhões de romeiros do Pai Eterno que visitam a Capital da Fé de Goiás, número que cresce cada vez mais.

A nova igreja está sendo construída para ser mais acolhedora e moderna para que todos tenham comodidade e segurança ao deixar suas orações a Deus Pai. O complexo terá área de alimentação, banheiros, fraldários e fácil acesso a idosos e pessoas com algum tipo de deficiência ou limitação consigam transitar com facilidade.

O terreno, onde está sendo construída a nova igreja, já se tornou um ponto turístico na Capital da Fé de Goiás. No local, há um mirante e uma capela onde os devotos deixam suas orações e agradecimentos e também rezam pela obra.

O maior sino do mundo

O Novo Santuário abrigará o maior sino do mundo. A peça é feita de bronze (composta de 78% de cobre e 22% de estanho) e pesa 55 toneladas. Fabricado na cidade de Cracóvia, na Polônia, o Vox Patris, como foi carinhosamente batizado, mede 4 metros de altura e 4,5 metros de diâmetro.

O sino é ornamentado com ilustrações que contam a história da devoção ao Divino Pai Eterno, desde o início até os dias atuais. Além disso, a ornamentação é composta de desenhos que caracterizam espécies da flora e fauna dos biomas brasileiros.

Além do Vox Patris, a torre do campanário do Novo Santuário abrigará mais de 70 sinos. Dentre eles, haverá o chamado “Quarteto Ideal”, um conjunto de quatro sinos, cada um ajustado com uma nota musical ideal para compor o carrilhão com os demais sinos. Cada peça recebeu o nome de um evangelista: São Marcos, São Mateus, São Lucas e São João. A homenagem lembra como esses homens foram essenciais no anúncio do Evangelho, que levou o amor de Jesus a muitos corações. Os sinos com seus nomes anunciarão as bênçãos do Pai Eterno em Trindade.

Foto: Afipe

Fases da obra

A obra do Novo Santuário teve início em 2012. A primeira etapa realizada foi a investigação do solo, com sondagens e ensaios para verificação da capacidade do solo para sustentação da igreja. Logo depois se iniciou a terraplenagem, para nivelar o terreno do ossário e da praça térrea, a estrutura inicial da igreja.

Depois disso, os operários iniciaram o processo de escavação para execução das fundações do ossário, bem como todas as instalações enterradas como esgoto e drenagem. Em seguida, os engenheiros e operários se concentraram na execução dos pilares e cortina de contenção do ossário. Tendo concluído isso, deram início a fase de cimbramento e escoramento para vigas e lajes do cobertura do ossário. Após a concretagem desta parte de cobertura do ossário, foram concretados os pilares acima da cobertura, com uma altura de oito metros. Nesta fase também foi feita a concretagem do piso do ossário e a cortina de contenção foi impermeabilizada e reaterrada, concluindo assim a fase de construção do ossário, estrutura subterrânea da nova igreja.

Em seguida, a equipe partiu para outra grande etapa: a execução das estruturas que formarão a cabeça e os braços da cruz (formato em que a igreja está sendo construída). Os passos iniciais foram parecidos com o processo que decorreu no ossário: investigação do solo; terraplenagem/nivelamento; execução das fundações (estacas, sapatas, blocos); execução de ensaios em fundações como provas de carga; assim como o reaterro das fundações.

Logo depois veio a execução exclusiva dos setores que representam os braços da cruz. Portanto, foi a vez de erguer os primeiros lances de pilares, os que receberiam o pavimento do mezanino. Em seguida iniciaram-se as montagens de escoramentos e cimbramentos para as vigas e lajes, seguidos da pavimentação do mezanino.

Depois disso, os operários executaram os lances de pilares que ficam entre o mezanino e a praça superior. Foi aí que a igreja começou a tomar forma externa. Quando os pilares desta parte foram concluídos, houve novamente o cimbramento e escoramentos, desta vez para receber a laje da praça superior.

Após a execução da praça superior, e com a estrutura já a 10 metros de altura, iniciaram a execução dos pilares que delimitam as paredes externas da igreja. Em seguida, veio a fase de execução dos primeiros pilares da praça superior, chegando a 15 metros de altura. Assim, a estrutura total da igreja, considerando todos os setores em andamento, atingiu 20 metros de altura.

Os avanços não param 

Já nos primeiros meses de 2022, a altura máxima está em 50 metros de altura. Nesta etapa, os esforços estão concentrados na construção do espaço destinado à Capela do Batismo, que ficará em um anexo especial.

A igreja em si, onde os fieis ficarão nasce a dez metros de altura. Os esforços se encontram no setor A, o braço direito da Cruz, onde ficarão parte dos bancos; a Capela de Batismo com pia batismal; no mezanino será um ambiente técnico com sala de reunião e outros espaços de apoio administrativo; no térreo, a praça de alimentação com espaço para circulação de pessoas, recepção, chegada para os confessionários e para a Capela do Medalhão. Quem visitar a Capela do Cruzeiro, ao lado do canteiro de obras, consegue ver uma grandiosa estrutura do Novo Santuário bem de pertinho.

Conheça outras igrejas em Trindade

Igreja Matriz

Como Chegar

Santuário Basílica

Como Chegar

Capela do Cruzeiro

Como Chegar

Capela do Bugre

Como Chegar

Capela de São Sebastião

Como Chegar

Igreja de São Sebastião

Como Chegar

Igreja de Santa Luzia

Como Chegar

Igreja de Santos Reis

Como Chegar

Igreja Santíssimo Redentor

Como Chegar